CDI Vision - Clinica de Diagnóstico Médico

Notícias

Na CDI Tem: Exames de Colesterol e Triglicerídeos

O lipidograma é o exame de sangue que mede as taxas de colesterol e de suas frações – HDL (o “colesterol bom”), LDL (o “colesterol ruim”) e triglicerídeos – na corrente sanguínea.

A avaliação dos níveis do colesterol e triglicerídeos permite ao médico detectar o risco aumentado de doenças cardiovasculares e adotar medidas para reduzir as taxas dessa substância no sangue. Isso pode ser feito com mudanças nos hábitos (alimentação com poucas gorduras e atividade física) ou com medicações específicas.

Os triglicerídeos são a principal forma de estocagem de energia dos animais, que os acumulam no tecido adiposo na forma de gordura. São formados a partir dos carboidratos – açúcares e massas – e armazenados nas células como reserva calórica. Seu excesso pode causar doença inflamatória grave, a pancreatite.

O colesterol é formado pela absorção das gorduras saturadas e do colesterol de origem animal. De extrema importância para o organismo, é a matéria-prima de hormônios e faz parte da composição da célula.
O LDL quando em excesso, sofre um processo de oxidação e passa a ser depositado nas paredes das artérias, podendo dar origem a doenças arteriais, como o enfarte agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral.

Por outro lado, o HDL tem como função “retirar” o excesso do LDL.

O aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos é chamado de DISLIPIDEMIA.

É preciso ter atenção para os exames de rotina: colesterol alto não provoca cansaço, dor de cabeça, falta de ar, ou qualquer outro sintoma. A dislipidemia é uma doença silenciosa. A única maneira de saber os níveis de colesterol é através do lipidograma.


Comentários


(49) 3622-2400
admcdivision.com.br

Rua Almirante Barroso, 1060 - Centro
São Miguel do Oeste (SC)
89900-000

© CDI Vision - Clinica de Diagnóstico Médico. Todos os direitos reservados